Estrela no Vazio Entupido

Dança

Domingo... ”mais uma vez eu sei...” estupidez já vi pior?



Endoideço. E a estupidez é minha mesmo. Triste? Não, chatice. Pra que ser feliz? Onde está o sorriso que brilha? Cara ou coração?


Hoje eu quero ser sincera.


A conversa mais estranha da noite “por que as pessoas dançam?”. Talvez só por não conseguir se entender de outra maneira que não seja os corpos grudados em movimento. De fato. A nossa conversa não durou muito “qual seu signo?” “quantos anos você tem?” “que curso você faz?”. Não entendi.


Eu não entendo nada das pessoas. Tento simplificá-las nas equações da razão de modo a caber você e eu na mesma existência. Mas e daí? Cada um é um infinito em si mesmo. É o que diz a mente redonda. Mas dá, ou mesmo, há tempo para se aproximar de verdade? Há calor o suficiente? Há fôlego? Há fogo?


Sei lá, só estou tentado ser sincera. E sinceramente, tenho bronca da vida. Tem sido fácil. É fechar os olhos e ver as luzes se apagando. Sumindo aos poucos. Será difícil morrer afogado? E sufocado? Será fácil dormir um sonho de para - sempre?


Eu sempre estou aqui. De sorriso amarelo. Coluna confortavelmente encostada numa parede qualquer, terminada no pescoço sustentando a cabeça. Eu sempre estou aqui. E respiro.


Qual a sua filosofia de vida? Pelo que você se guia? Por que você respira?


Por que você ainda respira?


Conversas prontas não levam a nada. Só mantém as cercas da ilusão... eu só tenho conversas prontas, nunca estranhas umas ás outras. Minhas palavras bem que se conhecem, elas são rotineiras, cotidianas e se cumprimentam ao amanhecer. Elas não levam à nada.


...


- oi! Você dança?


- por que?


-porque você tem cara de uma pessoa que dança!


- é... tem vários tipos de dança...


-mas você dança?


- não. Eu não danço. E você, dança?


-Também não. Quer dizer eu mexo o meu corpo quando necessito dele, mas não, não danço.


E ficaram ali por um tempo sem dançar. Tomaram o último gole do conhaque e foram cada um ler o seu livro. Ela, um dicionário. Ele, um manual de sobrevivência em caso de pane num avião.


...

Nenhum comentário: